Exposição “O CASTELO DA MEMÓRIA, OCUPA CASTELINHO!”

Fomos convidados para participar da exposição “O CASTELO DA MEMÓRIA, OCUPA CASTELINHO!”, de 9 de agosto a 30 de setembro de 2018, com a sala “Pesquisa Digital: as transformações urbanas da cidade”, na qual pudemos mostrar parte da nossa produção mais recente. A abertura da exposição foi um momento muito gratificante, por ter permitido a confraternização com vários ex-integrantes e amigos do Laboratório.

Link para o post da exposição no site do PROURB

Link para o evento no Facebook.

A participação do LAURD na exposição procura se alinhar com o tema proposto da Memória, na medida em que apresenta uma série de pesquisas recentes conduzidas pelo laboratório, todas relacionadas com as questões das transformações urbanas do Rio de Janeiro. A nossa participação na exposição tem como objetivo mostrar formas de estudar a história das cidades através da gráfica digital, o que caracteriza a atuação do laboratório no campo dos estudos urbanos desde a sua criação.
As diferentes pesquisas que compõem a exposição estão estruturadas a partir de pontos de vista que se relacionam com as diferentes escalas da cidade: desde aspectos gerais de transformação do centro, passando por enfoques em áreas específicas, até se concluir na escala arquitetônica da cidade, relacionada com seus edifícios. Os trabalhos estão apresentados em variados suportes, a partir de suas características próprias: posters, banners, maquetes e visualizações em realidade aumentada compõem um quadro variado da produção do laboratório, e uma rica variedade de leituras gráficas sobre a cidade do Rio de Janeiro.


Ministério da Educação e Saúde 1936-1945

CD-ROM contendo resultados parciais da pesquisa do CNPq

“Ícones do Rio de Janeiro no século XX,coordenada pelos  professores  Roberto Segre, Andréa Borde, José Kós e José Barki. Participação na estruturação e programação do hiperdocumento.

 


Site LAURD – versão 1.0

O Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital foi fundado em 1995. Apesar de diversos trabalhos disponíveis na Internet, não contava com um site próprio.  Este trabalho pretendeu estabelecer  os fundamentos da organização do site e sua estrutura, permitindo que os membros do Laboratório pudessem alimentá-lo e atualizá-lo continuamente, e que os futuros usuários pudessem encontrar com facilidade e flexibilidade as informações sobre as pesquisas. Continue lendo “Site LAURD – versão 1.0”

Viva Centro – Niterói

CD Rom elaborado a pedido da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Niterói, com o objetivo de analisar o centro urbano de Niterói, através de pesquisas históricas, de contexto urbano e projetos urbanos para melhoria da cidade.


Exposição de pavilhões brasileiros em realidade aumentada

SIAC 2017

EBA Aumentada

Visualização em realidade aumentada do (não construído) novo edifício da Escola de Belas Artes.

Urban Heroes

Site realizado para o Prince Claus Fund.

www.princeclausfund.nl/urbanheroes/
Executar a partir do CD
Website “Urban Heroes”, para o Prince
Claus Fund (Holanda), para compilação de
iniciativas para melhoria de comunidades
de países de Terceiro Mundo e para
apresentação dos vencedores do Prince
Claus Fund Award 2000 (2000-2001).


Rio Colonial

Post Rio Colonial

CD-ROM “Rio Colonial”, produzido a partir
de pesquisa do CNPq “Evolução dos
Sistemas Simbólicos das Cidades Latino-
Americanas” desenvolvida na FAU-UFRJ
(1998-2000), coordenada pelos professores
Roberto Segre, Lilian Vaz, José Kós e
Eduardo Vasconcellos. O aplicativo mostra
a evolução urbana do Rio de Janeiro no
período colonial, a partir das suas
edificações e espaços simbólicos.
Participação na estruturação e
programação do hiperdocumento.


Havana Colonial

Trabalho sobre Havana Colonial

CD-ROM “Havana Colonial”, produzido a partir de pesquisa do CNPq Evolução dos Sistemas Simbólicos das Cidades Latino- Americanas”, desenvolvida na FAU-UFRJ (1995-1997), coordenada pelos professores  Roberto Segre e José Kós. Agraciado com o Prêmio Möbius de Multimídia para a América Latina em 1997. Mostra a evolução urbana da cidade de Havana até o ano de 1900, tendo como base suas edificações simbólicas.