Cidade Interativa: uma alternativa de inclusão do usuário no processo de projeto urbano

Dissertação de Mestrado em Urbanismo, defendida em 2003, orientada pelo professor Roberto Segre.

Link para a dissertação

Resumo da Dissertação

A apropriação e a vivência fazem com que os cidadãos detenham sobre o espaço urbano um saber que embora seja relevante, muitas vezes não é considerado por quem projeta para a cidade. Acreditando que a incorporação desse conhecimento fragmentado nas diversas leituras do espaço é fundamental para a realização de intervenções urbanas que atendam aos anseios e necessidades da comunidade usuária do espaço, procuramos não só entender algumas contribuições nesse sentido, mas também, a partir delas, desenvolver uma nova alternativa de fomento à integração dos pontos de vista dos usuários como informação para os projetos urbanos, que se concretiza através do site Cidade Interativa, ferramenta objeto da dissertação.
Assim, nosso estudo desenvolve-se a partir de três eixos interligados. O primeiro deles diz respeito ao estudo de algumas iniciativas que, principalmente a partir dos anos 60, desenvolveram metodologias que estimulam algum tipo de interferência ou participação dos usuários na construção do espaço urbano em que vivem, seja na etapa anterior ao projeto urbano propriamente dito, seja no seu desenrolar.
O segundo explora as relações entre imagem e imaginário urbano, procurando demonstrar a importância de se levar em conta os aspectos subjetivos dos pontos de vista dos usuários como fonte de informação sobre a cidade.
O terceiro eixo diz respeito à descrição do projeto do site Cidade Interativa, e da construção de seu protótipo, que utilizará como estudo de caso o espaço da Cinelândia, no Rio de Janeiro. O site é a concretização da idéia de criar um veículo a partir do qual seja possível tornar públicas as leituras individuais para que estas sejam compartilhadas e também disponibilizadas para os responsáveis pelos projetos urbanos como uma fonte de informação.


Link para o texto

Autores

Ano do texto: 2003

Citação ABNT

BARBOSA, Adriana Simeone. Cidade Interativa: uma alternativa de inclusão do usuário no processo de projeto urbano. Dissertação (Mestrado em Urbanismo), UFRJ, 2003.

Atualizado em 2018-03-25 10:21 por Rodrigo Cury Paraizo.

Pesquisas relacionadas

Trabalhos relacionados