Citymetrics: sistema (para)métrico para análise e otimização de configurações urbanas | Citymetrics: A (para)metric system for the analysis and optimization of urban configurations

Resumo

Este artigo apresenta e avalia a implementação de CityMetrics: um sistema computacional que articula métricas de avaliação de desempenho a recursos e funcionalidades algorítmico‑paramétricas, de maneira a permitir analisar e otimizar diferentes aspectos relativos ao grau de eficiência e as possibilidades de operação de configurações geométricas e algébricas de uma área urbana. Assim, este artigo aborda o uso de recursos computacionais e ferramentas algorítmicas elaboradas para mensurar a performance de áreas urbanas, sob a perspectiva de princípios objetivamente mensuráveis do Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável, um modelo de desenvolvimento urbano que visa a cidades mais autônomas e mais sustentáveis. A presente pesquisa visa a verificar como atributos mensuráveis, geométricos e algébricos (e, portanto, programáveis) podem ser utilizados em um modelo computacional que utiliza métodos de otimização para dar suporte a tomada de decisão no processo de projetos urbanos.

Palavras-chave

Desenvolvimento orientado pelo transporte sustentável. Logica algorítmica. Otimização. Parametrização. Projeto urbano.

Link para o texto

Autores

Ano do texto: 2019

Citação ABNT

LIMA, FERNANDO TADEU DE ARAUJO ; MONTENEGRO, NUNO ; PARAÍZO, RODRIGO CURY ; KÓS, José Ripper . Citymetrics: sistema (para)métrico para análise e otimização de configurações urbanas | Citymetrics: A (para)metric system for the analysis and optimization of urban configurations. OCULUM ENSAIOS, v. 16, p. 409-427, 2019.

Atualizado em 2020-05-18 10:43 por Raissa Paim.

Pesquisas relacionadas

Trabalhos relacionados