Letícia de Moraes Ferreira

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na UFRJ e integrante desde de 2023 da pesquisa de iniciação científica “Aplicativos móveis e patrimônio virtual: explorando a cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920.

Rayane Pinto Gomes

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(2020). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Isabel de Oliveira Arving Serra

Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora de desenho livre na plataforma Superprof.

Letícia Bedendo Campanha Pires

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB-UFRJ). Experiência acadêmica nas áreas de Patrimônio Cultural, Morfologia e História Urbana.

Maria Clara Palermo Meliande

Arquiteta e Urbanista (2022) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ). Atualmente cursando Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós Graduação em Urbanismo PROURB/FAU/UFRJ. Seu trabalho final de graduação foi premiado em segundo lugar no 7º Grande Prêmio Grandjean de Montigny do CAU-RJ, além de obter o destaque Dora Alcântara de Patrimônio Cultural na 39ª premiação Arquitetos e Arquitetas do Amanhã do IAB-RJ. Entre as funções realizadas durante a graduação, destaca-se sua atuação como bolsista PIBIAC (2020-2021) no projeto de pesquisa intitulado Remanescentes Industriais: herança e potência, sob orientação da Prof. Dr. Maria Paula Lysandro de Albernaz (PROURB/UFRJ). Foi pesquisadora voluntária de iniciação científica em projetos de pesquisa conduzidos no Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (2019-2021) e no Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção e Estudo dos Solos (2018-2019). Tem experiência profissional nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Interiores.

Luiza Fischer Costa Vallone

Mestre em Urbanismo pelo PROURB-FAU-UFRJ (2024), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFJF (2020/1). Atualmente é integrante do laboratório de Análise Urbana e Representação Digital (LAURD-PROURB-UFRJ). Durante o mestrado participou do estágio tutorial na disciplina de História das Teorias Urbanas II, oferecida pela Prof Eliane da Silva Bessa. E durante a graduação participou do programa de monitoria, de projeto de extensão e de projetos de iniciação cientifica, como também de estágio realizado em escritórios privados, no departamento de planejamento urbano da prefeitura municipal de Juiz de Fora e na gerencia de habitação na Caixa Econômica Federal.

Cidade mediada: patrimônio virtual em aplicativos móveis na cidade do Rio de Janeiro

A pesquisa propõe a reflexão sobre a camada simbólico-cultural da cidade mediada por dispositivos digitais, na perspectiva da educação patrimonial e do patrimônio virtual. Tem como metodologia a elaboração e análise de aplicativos de patrimônio virtual imersivos e em mídias locativas sobre a cidade do Rio de Janeiro. Os aplicativos deverão ser baseados em cartografia e na modelagem digital dos objetos, constituindo uma coleção que servirá para apoio didático para o ensino de arquitetura, história e para a educação patrimonial.
A partir do estudo de referências de ambientes patrimoniais diversos, da construção de repertório técnico, e da pesquisa documental e iconográfica sobre edificações e espaços patrimoniais cariocas, o objetivo é criar, pelo método experimental de produção de protótipos, interações digitais que ajudem a perceber e reinterpretar os documentos e vestígios físicos desses espaços a partir de suas relações com a cidade atual e com a cidade no tempo em que foram inseridos.
O desenvolvimento dos aplicativos conduzirá ainda a reflexão sobre a função do aparelho digital na interpretação e na operação da cidade contemporânea, bem como outras questões inerentes à constituição da sua camada simbólica. A criação dos aplicativos, desde a modelagem até a programação da interação, além de instrumento metodológico de investigação, será documentada para posterior disponibilização, facilitando que diferentes grupos sociais se apropriem dessas técnicas para representar seus próprios conjuntos patrimoniais específicos.

Aplicativos móveis e patrimônio virtual: explorando a cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920

A pesquisa pretende contribuir para a visualização das diversas ideias arquitetônicas e urbanísticas como sendo expressão de uma cidade em transformação, por meio da análise da camada simbólico-cultural da cidade através de dispositivos digitais. A metodologia inclui a elaboração de aplicativos de patrimônio virtual imersivos e em mídias locativas, e como estudo de caso os edifícios e planos relativos à década de 1920 no Rio de Janeiro, buscando explicitar a importância do período para a constituição da cidade. Os aplicativos deverão ser baseados na modelagem digital dos objetos, e deverão constituir uma coleção que servirá para apoio didático para o ensino de arquitetura, história e para a educação patrimonial. 

As experiências interativas serão construídas a partir da interpretação desses espaços urbanos no campo do patrimônio virtual, ou seja, da produção de ambientes interpretativos para a transmissão de seus valores patrimoniais, a partir do trabalho de pesquisa documental e iconográfica. O objetivo é criar, pelo método experimental de produção de protótipos, interações digitais que ajudem a compreender e reinterpretar os documentos e vestígios físicos desses espaços considerando suas relações com a cidade atual e com a cidade na qual estavam inseridos no início do século XX. O desenvolvimento dos aplicativos conduzirá ainda a reflexão sobre a função do aparelho digital na interpretação e operação da cidade contemporânea e de seus valores patrimoniais, bem como outras questões inerentes à própria constituição da cultura digital contemporânea e à cidade mediada por dispositivos digitais. A construção metodológica para criação dos aplicativos, desde a modelagem até a programação da interação, será posteriormente disponibilizada visando contribuir para estimular diferentes grupos sociais a representar seus próprios conjuntos patrimoniais específicos.  

SIMRIO

Simulador urbano virtual