Andréa de Lacerda Pessôa Borde

Arquiteta e Urbanista (1986), Mestre em Artes Visuais (1998) e Doutora em Urbanismo (2006) pela UFRJ, com Estágio Doutoral em Projeto Urbano e Arquitetônico (2004/05) em Paris Belleville e Pós-Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2013) na UFBA. Professora Associada da FAU e do PROURB/ UFRJ. Líder do grupo de pesquisa LAPA (Laboratório de Patrimônio Cultural e Cidades Contemporâneas) do diretório de pesquisas do CNPq onde coordena pesquisas sobre Patrimônio Cultural e Vazios Urbanos. Pesquisadora Associada do PACC/FL/UFRJ e Pesquisadora Voluntária da UPM/SP. Membro do GT-SIMAP (Grupo de Trabalho instituído para implantação do Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural/ UFRJ) e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural/PCRJ. Associada ao ICOMOS-Br; ao DOCOMOMO Internacional e Brasil. Consultora ad-hoc do CNPq, FAPERJ e FAPESP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano e Arquitetônico e em Patrimônio Cultural. Tem artigos, capítulos de livros, dossiês em periódicos e ilustrações publicadas. Organizou os livros Construindo (n)o espaço digital (2000); Vazios Urbanos: percursos contemporâneos (2012); Conservação e Reativação do Patrimônio Arquitetônico Universitário (2015); o Dossiê Avenida Presidente Vargas (Revista do AGCRJ, 2016); e O Moderno do Risco ao Risco: Anais do IV Seminario Docomomo-Rio 2017 (2018). Foi premiada por projetos elaborados, trabalhos escritos, orientações desenvolvidas e pesquisas realizadas. Entre estes se destacam os prêmios recebidos pela tese (Prêmio Capes de Tese 2007, Anpur 2007, Iab 2007). Vice Coordenadora do DOCOMOMO-RIO (2016-2018) e do Docmomo-Brasil (atual) e Pesquisadora 2 do CNPq.

José Kós

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Arquitetura pela Tulane University, New Orleans, EUA (1991) e PhD em Tecnologia da Informação e História da Cidade – pelo Department of Architecture and Building Science da University of Strathclyde, Glasgow, Reino Unido (2003) e Pós-Doutorado no Sustainable Building Research Centre, University of Wollongong, Austrália (2014). Continue lendo “José Kós”

José Barki

Página de apresentação de José Barki.

Maria Cristina Cabral

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), com estágio de Pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris, na França. Continue lendo “Maria Cristina Cabral”

Naylor Vilas Boas

Possui graduação em Arquitetura (1995) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Teoria da Arquitetura (2000) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da FAU/UFRJ e doutorado em História do Urbanismo (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU/UFRJ. Continue lendo “Naylor Vilas Boas”

Roberto Segre

Segre foi um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU/UFRJ e do LAURD, e contribuiu imensamente com seu brilhante intelecto, vasta cultura e aguçada percepção, na forma de uma intensa produção de livros, artigos, palestras e aulas – sempre da mais alta qualidade e relevância – para a formação de diversas gerações de arquitetos e urbanistas, entre eles os pesquisadores que atuam e atuaram no Laboratório. Continue lendo “Roberto Segre”