Site LAURD – versão 1.0

O Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital foi fundado em 1995. Apesar de diversos trabalhos disponíveis na Internet, não contava com um site próprio.  Este trabalho pretendeu estabelecer  os fundamentos da organização do site e sua estrutura, permitindo que os membros do Laboratório pudessem alimentá-lo e atualizá-lo continuamente, e que os futuros usuários pudessem encontrar com facilidade e flexibilidade as informações sobre as pesquisas. Esta primeira versão do site do LAURD, foi desenvolvida em Drupal.

A metodologia parte do conceito de estruturação de um protótipo como forma de consolidar o conhecimento sobre um tema. Ao trazer essa construção para dentro do laboratório, longe de ser um mero caso de construção de sites, se pretendeu conhecer melhor a natureza das informações acerca das nossas pesquisas, e, por extensão, das pesquisas relacionadas à arquitetura e ao urbanismo.

A construção do protótipo obedeceu às seguintes etapas, algumas delas concomitantes: primeiro, o estudo da estrutura das informações a serem alimentadas e posteriormente visitadas; o estudo de algumas referências semelhantes de interface (outros grupos de pesquisa e trabalhos acadêmicos); depois, a escolha de uma plataforma capaz de dar conta da estrutura percebida como necessária – inclusive contemplando a possibilidade de rever essa estrutura em função de questões técnicas. Foi feita a opção por um CMS (de “content management system”, sistema de gerenciamento de conteúdo), para evitar a programação de um sistema desse porte do zero, avaliando algumas das opções gratuitas mais conhecidas (e, portanto, com base de usuários suficiente para garantir a continuidade e o suporte ao sistema) – WordPress, Joomla e Drupal. Este último foi escolhido pela facilidade de criação de referências cruzadas entre os nós de informação (os “artigos”, ou páginas mínimas de informação), algo que a modelagem inicial da estrutura mostrava como de grande relevância para a atualização contínua facilitada das informações.

Na construção do protótipo, o próprio desenho da interface – e, portanto, da interação do usuário – contribuiu para melhorar a percepção dos dados; além disso, a programação visual, em atual fase de refinamento, tem contribuído para importantes discussões sobre a identidade do grupo.

O site ficou no ar de 2012 a 2013; ficou desativado por dois anos, por questões técnicas, até ser reconstruído em WordPress, usando o plugin Pods para construir o relacionamento entre posts customizados.

Status: Concluído

Tags:

Pesquisadores

• Cecilia Baptista Rodrigues
  • Leandro Martins
  • Pesquisas relacionadas

• Bancos de dados em arquitetura e urbanismo