A representação do patrimônio urbano em hiperdocumentos: um estudo sobre o Palácio Monroe

Este estudo visa a compreensão do conjunto de edificações considerado como patrimônio urbano considerando essas edificações como alegorias, ou representação de valores. Esses valores – valor de antigüidade, histórico-documental, rememoração intencional, uso e estético  são determinados pela sociedade a cada momento, atribuídos por e negociados entre seus diversos componentes, cada qual buscando influenciar a composição final dessa identidade coletiva. A preservação de uma edificação do patrimônio é influenciada pelas ligações que a comunidade estabelece, em cada momento, com essa edificação; dessa forma, a disponibilidade de informações e
representações  dessa edificação tende a aumentar a possibilidade dessa edificação fazer parte da memória coletiva.
Buscamos aqui as características que permitam melhorar a apreensão dos
significados e valores do patrimônio urbano edificado através de um dispositivo informacional, ou modo de organizar a informação, específico: os hiperdocumentos – aqui entendidos como documentos multimodais (implicam diversos sentidos, via texto, som, imagens, cinestesia) interativos (levam em conta a intervenção do usuário para a reorientação do fluxo informacional em tempo real), organizados em rede (portanto, de forma não linear), e de suporte digital. São estudados, para produzir essas reflexões, os
hiperdocumentos sobre patrimônio produzidos pelo LAURD-PROURB/FAU-UFRJ.
Tendo em mente a aptidão para conjugar diferentes discursos e formas
discursivas inerente aos hiperdocumentos, buscamos sugerir as bases de um
hiperdocumento sobre o Palácio Monroe. A edificação construída em 1904 em Saint Louis, remontada em 1906, no Rio de Janeiro, e demolida em 1976, exerce ainda algum fascínio, inclusive por permanecerem pouco claras as razões de sua demolição. A partir do conceito de valores do patrimônio, buscamos as razões de sua ausência física bem como as diretrizes para sua permanência registrada em hiperdocumento.


O Hiperdocumento Como Memória Do Projeto Urbano

Da dificuldade em acessar informações de projetos urbanos contratados e desenvolvidos na esfera pública, surgia a proposta desta dissertação. Mais importante que entender os caminhos que estes projetos percorrem por departamentos e arquivos,é pensar em como tais idéias podem auxiliar no desenvolvimento de propostas semelhantes, muitas vezes desenvolvidas para um mesmo programa. Partimos da suposição que o ato de redesenhar soluções é uma constante em programas urbanos que atendem a um mesmo propósito. Tal atitude configura-se em um dispêndio desnecessário de tempo, quando não de capital, ao delegar a alguém a função de recriar algo existente. Esta dissertação busca na centralização de tais informações, aliado a uma organização que permita ao projetista buscar elementos que aperfeiçoem sua proposta, a resposta às dificuldades apresentadas.Para alcançar tal objetivo, fez-se necessário buscar uma metodologia de organização que se adequasse à complexidade e variedade dos elementos urbanos. Em outra ponta, tínhamos a necessidade de utilizar um suporte de informação que congregasse adequadamente elementos tão distintos como texto, imagem e plantas. Como resposta à primeira necessidade, buscou-se nos estudos de Christopher Alexander, em particular a teoria da Linguagem de Padrões, o método para organização dos dados colhidos. Para consolidar esta idéia., nos apoiamos nos recursos da multimídia e dos bancos de dados para a apresentação das informações, utilizando a Internet como canal para sua disseminação, libertando as idéias de balcões e pastas de arquivos. O principal objeto de estudo e aplicação das teorias analisadas por esta dissertação foi o Programa Favela-Bairro. Sua longevidade, contando com mais de 10 anos de existência, assim como a quantidade considerável de áreas atendidas, somando-se mais de 100 comunidades, fornecer um rico legado sobre um assunto cada vez mais constante na cidade moderna: como intervir em áreas carentes de infra-estrutura e urbanização. Continue lendo “O Hiperdocumento Como Memória Do Projeto Urbano”

A Reconstrução Virtual do Antigo Passeio Público de Mestre Valentim: Metodologia de Pesquisa

Resumo

Este trabalho, parte da dissertação de mestrado “O Passeio Público do Rio de Janeiro: Análise Histórica através da Percepção do Espaço”, tem por objetivo expor a metodologia de pesquisa utilizada para a reconstrução virtual do Passeio Público do Rio de Janeiro concebido por Mestre Valentim. Tal espaço, construído no final do século XVIII, inspirava-se nos jardins racionalistas franceses, e existiu até a década de 1860, quando foi transformado pela reforma implementada pelo paisagista Auguste Glaziou, que concebeu para o Passeio um traçado ao gosto dos jardins românticos ingleses. Para sua reconstrução virtual foram utilizadas fontes iconográficas – antigas fotografias, gravuras e plantas – além de relatos de viajantes que ali passaram antes da reforma de 1860, que esclareceram detalhes que não puderam ser registrados pelas imagens. Assim, o modelo resultante consegue reproduzir com fidelidade todo o conjunto arquitetônico concebido originalmente por Mestre Valentim para o Passeio, bem como a correta articulação dos elementos outrora existentes em seu interior.

Abstract

This work, part of the tesis named “The Passeio Público of Rio de Janeiro: Historical Analysis through Space Perception”, has the purpose to show the methodological process realized for the virtual reconstruction of the Passeio Público idealized by Mestre Valentim da Fonseca e Silva. That space, constructed at the end of 18th century, was inspired by the French rationalists gardens, and existed until the 1860’s decade, when it was transformed by Auguste Glaziou’s reformation, who conceived a new design for the Passeio Público, inspired by the landscape English gardens. To the virtual reconstruction, it was utilized iconographical sources – old photos, engravings and plans – plus travelers reports who passed by there before the reformation of 1860’s, wich could enlighten details that wouldn’t appear in the consulted images. So, the final model reproduce with fidelity the whole original architectural elements conceived by Mestre Valentim to the Passeio, and also the correct articulation of the architectural elements that once existed there.

A representação do patrimônio urbano em hiperdocumentos: um estudo sobre o Palácio Monroe

Este estudo visa a compreensão do conjunto de edificações considerado como patrimônio urbano considerando essas edificações como alegorias, ou representação de valores. Esses valores – valor de antigüidade, histórico-documental, rememoração intencional, uso e estético – são determinados pela sociedade a cada momento, atribuídos por e negociados entre seus diversos componentes, cada qual buscando influenciar a composição final dessa identidade coletiva. A preservação de uma edificação do patrimônio é influenciada pelas ligações que a comunidade estabelece, em cada momento, com essa edificação; dessa forma, a disponibilidade de informações – e representações – dessa edificação tende a aumentar a possibilidade dessa edificação fazer parte da memória coletiva. Continue lendo “A representação do patrimônio urbano em hiperdocumentos: um estudo sobre o Palácio Monroe”